terça-feira, 23 de maio de 2017

“Carnaval Fora de Época” é aprovado e provoca racha na Câmara de Maricá

Vereador Felipe Auni vence batalha contra o amadorismo

A liderança do Partido Democratas (DEM) na Câmara de Vereadores de Maricá foi colocada em xeque na sessão ordinária desta segunda-feira, na votação do Projeto de Lei (PL) do vereador Dr. Felipe Auni (PSD) que cria o “Carnaval Fora de Época” com desfile de escolas de samba no último final de semana de julho, mês de férias escolares a partir de 2018. O amadorismo também ficou bem claro com alguns parlamentares olhando apenas para  o próprio umbigo.

Alegando que em julho  existem as tradicionais festas juninas, alguns parlamentares argumentaram que a data deveria ser alterada. Não citaram quais festas “tradicionais” seriam prejudicadas, mas nas entrelinhas ficou evidente que defendiam os eventos apoiados por eles em seus bairros. É aquela política rasteira, atrasada que não deixa o município crescer, se desenvolver.

Eles viam apenas os interesses pessoais e não da coletividade. O projeto de lei de Auni é bem claro: foi feito baseado em cima de um calendário, mês de férias escolares quando os pais também aproveitam para viajar com os filhos, geração de emprego temporário, geração de renda, aumento da arrecadação do município e,  maior visibilidade para Maricá, atraindo turistas brasileiros e estrangeiros. O custo também seria praticamente zero, porque as escolas vão aproveitar muita coisa das agremiações que desfilam na Marques de Sapucaí.

Mesmo assim, os líderes do DEM, Felipe Poubel, e do PEN, Ricardinho Netuno, insistiam em afirmar que não eram contra o carnaval fora de época, mas a favor da troca de data. É o tal do esfola e assopra. Será que queriam em setembro, outubro ou novembro? Pediram vistas do PL, mas perderam na votação.

A partir daí, o presidente em exercício da Câmara, Frank Costa (SD), colocou o projeto de lei do Dr. Felipe Auni em votação. Com tom autoritário, o vereador Felipe Poubel, como líder do DEM, “orientou” ou “determinou” que a bancada do seu partido votasse contra o projeto.

A expectativa da plateia e dos  15 vereadores foi na hora da votação dos outros democratas, Marcinho da Construção e Ismael Breve. Ignorando a decisão de Poubel, os dois votaram a favor do Carnaval Fora de Época a partir de julho de 2018. Derrotado, Poubel ficou algum tempo de cabeça baixa, talvez pensando que sua liderança não é bem aquela que  pensava. Acredito que tenha sido um momento de reflexão.

O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno com 10 votos favoráveis, três contra (Poubel, Netuno e Chiquinho do PP) e duas abstenções. Agora deve ser votado e aprovado em 2º turno na sessão de amanhã.

Ah, só para terminar. O carnaval do Rio de Janeiro é conhecido no mundo inteiro, atrai milhares de turistas nacionais e internacionais e, mesmo assim, os vereadores cariocas estudam a possibilidade de promover o carnaval fora de época, também no mês de julho. O autor da ideia, vereador Marcelo Arar (PTB), quer dois fins de semana e acredita que o Rio receberá até 500 mil turistas com essa iniciativa. E olha que na Cidade Maravilhosa existem festas juninas tradicionais, inclusive com concurso de quadrilhas da roça com apoio de emissoras de rádio, tv e jornais.

No Rio, vereadores pensam macro. Em Maricá, alguns ainda pensam micro!


                     ggbcomunicação (ggbcomunicacao@gmail.com)

domingo, 21 de maio de 2017

Belo fecha a programação dos 203 anos de Maricá no domingo

Belo será a grande atração do próximo domingo em Maricá   foto divulgação

Devido a compromissos de agendas, a Secretaria de Turismo de Maricá alterou a programação dos shows da festa de 203 anos de emancipação político-administrativa (veja a programação completa). O cantor Belo, inicialmente marcado para se apresentar no sábado (27/05), encerrará a programação da festa no domingo (28/05).
§§§
 Com isso, o Encontro de Bambas com cantores da cidade – Jô Borges, Rafael Caçula e Wagner Mariano – foi antecipado para o sábado (27/05). O show de Luan Santana está mantido para a sexta-feira (26/05), data de aniversário da cidade, assim como as atrações do Dia Municipal do Evangélico – Anderson Freire, Eli Soares e Gálbano – no dia 25/05.
§§§
Com as mudanças, o grupo Tô Kerendo (samba e pagode) sob ao palco no sábado às 20h. O Encontro de Bambas inicia às 22h, na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro). Já no domingo, Belo se apresenta a partir das 21h. O repertório inclui as novas “Tatuagem”, “Vi no seu Olhar II” e “Porta Aberta”, além dos sucessos dos mais de 20 anos de carreira, como “Incondicionalmente”, “Razão da Minha Vida” e “Tua Boca”. Fã declarado de Guilherme Arantes, Ivan Lins, Caetano, Gil, Gal Costa, Milton Nascimento, Djavan, Bethânia e de Jorge Vercillo – autor da música “Mistério” que dá nome ao álbum – Belo traz essas influências da MPB junto a sua essência do pagode romântico.
§§§
Luan faz o show principal no dia 26/05. A partir das 23h, o cantor sertanejo apresenta em Maricá sua nova turnê “1977”. O repertório está cada vez mais dançante e mescla faixas românticas com canções animadas e arranjos ousados. Ele incluiu canções do DVD 1997 como “Estaca Zero”, “Mesmo sem estar”, “Eu, você o mar e ela”, “Fantasma” e “Acordando o prédio”, além de hits que marcaram sua trajetória, como “Escreve Aí” e “Te Esperando”.
Confira a programação completa:
203 anos de Maricá
Programação gratuita
Praça Orlando de Barros Pimentel – Rua Domício da Gama – Centro
25/05 – Dia Municipal do Evangélico – “Maricá para Cristo”
·         19h – Anderson Freire, Eli Soares e Gálbano
26/05
·         19h – DJs Americano e Thimo
·         23h – Luan Santana
27/05
·         21h – Grupo Tô Kerendo
·         23h – Encontro de Bambas – Rafael Caçula, Jô Borges e Wagner Mariano
28/05
·         20h – DJ Ronaldo
·         21h – Belo

§§§

ggbcomunicação (ggbcomunicacao@gmail.com)

quarta-feira, 10 de maio de 2017

TRÂNSITO CAÓTICO MOBILIZA PREFEITURA E CÂMARA DE MARICÁ

                                                                                                                                                                                         foto Maricá Info
 O trânsito em Maricá, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, está se transformando num caos nas ruas, avenidas e estradas e, o que é pior, com acidentes diários envolvendo carros, motocicletas, bicicletas e pedestres. Ninguém respeita as normas de trânsito e muito menos as faixas de pedestres e o Hospital Municipal Conde Modesto Leal não para de receber vítimas, muitas delas em estado grave. A prefeitura e a Câmara de Vereadores vão iniciar uma campanha de conscientização nos próximos dias.

§§§


O prefeito Fabiano Horta (PT) – foto - preocupado com esta situação, vai lançar nos próximos dias uma grande campanha educativa e de conscientização no trânsito de Maricá, mobilizando secretarias e a Guarda Municipal. A sinalização horizontal e vertical também será reforçada em todos os pontos da cidade.

§§§



E em comemoração ao Maio Amarelo, que visa conscientizar a população sobre a necessidade de prezar pela segurança no trânsito, o presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT), - foto - anunciou que na próxima semana vai iluminar a Casa de amarelo por um mês em apoio à causa.

§§§

Aldair explicou a necessidade de conscientizar a população com relação aos perigos no trânsito, principalmente porque Maricá é uma cidade com um alto índice de acidentes automobilísticos.

§§§

"Vamos iluminar a Câmara como forma de mostrar a população que precisamos baixar esses índices. Tenho dados do Detran que mostram que o Brasil é um dos países com mais mortes no trânsito", disse Aldair.

§§§


 As iniciativas da prefeitura e da Câmara são para conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres do município sobre as atitudes e posturas corretas no universo do trânsito. A humanização no trânsito é essencial para estimular a mudança comportamental de forma a desenvolver e consolidar comportamentos de civilidade, acessibilidade e inclusão social no trânsito.

§§§

ggbcomunicação (ggbcomunicacao@gmail.com)








terça-feira, 9 de maio de 2017

SEGURANÇA: VEREADORES AFIRMAM QUE PMs NÃO RECEBEM TREINAMENTO E QUE BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO

Vereador Fabrício Bittencourt (PTB)                            foto divulgação/Câmara

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Maricá na tarde de ontem, foi marcada pelo tema segurança. A cidade distante apenas  60 quilômetros da capital do Rio de Janeiro, com uma população de cerca de 180 mil habitantes, conta apenas com uma delegacia policial e 120 policiais militares para patrulhar uma área territorial maior que a de Niterói,  município vizinho. Vereadores criticaram a falta de treinamento dos PMs e lembraram o slogan “bandido bom é bandido morto”, que marcou a década de 1980 por um ex-policial durante campanha eleitoral.

§§§

O líder do governo Fabrício Bittencourt (PTB) disse que alguns oficiais e o atual comandante geral da PM são uma vergonha e que os policiais militares não recebem treinamento adequado. O vereador falou que foi policial militar e criticou os governos Sergio Cabral e Pezão, que  contrataram mais de 10 mil PMs e como não há planejamento, o policiamento no estado é ineficiente.

§§§

Fabrício Bittencourt afirmou que o prefeito Fabiano Horta (PT) vem fazendo de tudo para garantir a segurança da população e visitantes de Maricá. “PMs e Bombeiros Militares que trabalham em Maricá receberão uma gratificação  da Prefeitura por trabalhos extras. Tudo depende do governador Luiz Antônio Pezão assinar o convênio com o município. O dinheiro já está reservado”, garantiu.

§§§

O vereador oposicionista Felipe Poubel (DEM) - foto divulgação/Câmara -  lembrando o slogan do ex-policial e deputado Sivuca , “bandido bom é bandido morto”, também criticou o governo do estado pela insegurança instalada em Maricá. “ É um descaso com o policial militar.

§§§

Ele trabalha 24 horas direto e, no dia da folga, tem que ir depor em ocorrências registradas em seu plantão. O PM é recebido a tiros e tem que chegar com rosas? “Bandido bom é bandido morto”, frisou o democrata.

§§§

A expressão "bandido bom é bandido morto" – popularizada na década de 1980 por José Guilherme Godinho, o Sivuca, quando delegado de polícia do Rio de Janeiro – não é aprovada pela maior parte da população da cidade, segundo a Pesquisa Olho por Olho, divulgada recentemente, pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes.

§§§

Sivuca utilizou esta expressão para se eleger deputado estadual.

§§§

ggbcomunicação (ggbcomunicacao@gmail.com)



quinta-feira, 4 de maio de 2017

DEPUTADO MARCELO DELAROLI DEFENDE INTERVENÇÃO FEDERAL NO RIO DE JANEIRO

Parlamentar quer também as forças armadas para garantir a segurança do Rio de Janeiro
A onda de violência que vem atingindo o Estado do Rio de Janeiro está provocando uma série de manifestações e no Congresso Nacional, não é diferente. Integrante da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, o deputado federal Marcelo Delaroli (PR-RJ), tem enfatizado, através de discursos na Câmara dos Deputados, a necessidade urgente de intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.
§§§
 Delaroli afirma que apenas o envio de agentes da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal é insuficiente para reprimir e combater os marginais. O parlamentar defende a inclusão do Exército e da Marinha para auxiliarem o trabalho dos policiais militares e civis do Rio de Janeiro.
§§§
Segundo o deputado, homens e mulheres da Polícia Militar vêm se superando dia a dia, sendo que na última terça-feira, mais uma vez, deram exemplo de como se trabalha com inteligência e dedicação, quando apreenderam 32 fuzis e prenderam 45 criminosos em uma única comunidade na zona norte, mesmo diante das graves dificuldades que a tropa enfrenta - atrasos de salários, efetivo reduzido, condições inadequadas de trabalho.
§§§
O Ministério da Justiça anunciou o envio de 100 homens da Força Nacional e de 100 da Polícia Rodoviária Federal, mas para Delaroli é preciso incluir as Forças Armadas no socorro ao Rio. Na avaliação do deputado, o Estado vive hoje a maior crise de segurança pública do país.
§§§
O Ministério da Justiça anunciou o envio de 100 homens da Força Nacional e de 100 da Polícia Rodoviária Federal, mas para Delaroli é preciso incluir as Forças Armadas no socorro ao Rio. Na avaliação do deputado, o Estado vive hoje a maior crise de segurança pública do país.
§§§
“A Polícia Militar está nas ruas, mas precisa de ajuda. Temos que impedir a entrada de armamentos nas comunidades e, para isso, é fundamental o auxílio do Exército e da Marinha, fechando o Estado do Rio por terra e pelo mar, para evitar a chegada de armas às facções criminosas”, afirma Marcelo Delaroli. (fotodivulgação)
§§§
Além do apoio das Forças Armadas, ele considera fundamental melhorar as condições de trabalho das polícias e reforçar o efetivo. “No caso da Polícia Militar, estamos cobrando a convocação dos 4 mil aprovados no concurso de 2014. O governador garantiu que chamaria, vamos continuar em cima, cobrando”, conclui.
§§§
Marcelo Delaroli tem como base eleitoral o município de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A cidade não tem batalhão e muito menos uma Cia. Independente da PM, embora a prefeitura tenha feito inúmeros apelos ao governo do Estado, oferecendo inclusive terreno,  material e mão de obra para a construção.
§§§
Maricá conta  apenas com 120 PMs, que fazem das tripas coração para garantir a segurança de uma população estimada em 180 mil habitantes.
§§§
ggbcomunicação (ggbcomunicacao@gmail.com)

A VOLTA DA FAMIGERADA REMARCAÇÃO DE PREÇOS NA CARA DO FREGUÊS

Etiquetas modernas substituem as malditas maquininhas dos anos 80                                                         foto ggbcomunicação
Hoje, infelizmente,  vivi momentos como se estivesse na década de 80, quando a população se “armava” com calculadoras para checar o real valor do suado dinheirinho e tentava pegar os produtos antes dos funcionários dos supermercados chegarem com a famigerada maquininha para remarcar os preços.
§§§
Pela manhã fui ao Supermercado Grand Marché do Barroco, em Itaipuaçu, Maricá, e ao pegar uma caixinha de uvas fui interceptado por um funcionário que não estava com a tal maquininha, mas com a etiqueta pronta para reajustar os preços.
§§§
Educadamente pegou das minhas mãos a embalagem e tascou a etiqueta, passando de R$ 4,99 para R$ 5,99.  Repito, educadamente, ele disse que o preço que constava valia até ontem, dia da promoção. Afinal de contas ele estava cumprindo ordens.
§§§
Também, educadamente, disse que esta remarcação deveria ter sido feita ontem, após o expediente ou hoje antes de abrir as portas. Passou um filme na minha cabeça, sentindo-me novamente um merda, lembrando ainda que Eduardo Paes disse que Maricá é um lugar de merda, e que os anos 80 foram uma merda para nós brasileiros.
§§§
Fruto do esgotamento do modelo econômico adotado pelo regime militar, o Brasil viveu a década de 80 com um PIB fraco e a inflação em alta. Na tentativa de conter o aumento dos preços, planos econômicos e ministros se sucediam em curto espaço de tempo. Desde 1981, o Brasil teve seis moedas diferentes e quase 20 ministros da Fazenda.
§§§
Diante da escalada inflacionária, as palavras "recorde" e "histórico" eram frequentes nas manchetes dos jornais. A inflação acumulada no País durante a década de 80 foi de 36.850.000%.
§§§
Ah, ia me esquecendo, não levei a uva. Fica para a próxima promoção.
§§§
ggbcomunicação (ggbcomunicacao@gmail.com)

segunda-feira, 1 de maio de 2017

CAMPEONATO DE PESCA MOVIMENTARÁ ITAIPUAÇU NO FIM DE SEMANA

Campeonato de pesca vai movimentar a orla de Itaipuaçu no próximo fim de semana                                    foto Marica Info

Maricá lotou de turistas nesses três fins de semana prolongados com os feriados de Semana Santa, Dia de Tiradentes e Dia do Trabalhador (que contou com mais um dia devido a tal da greve geral), e deve voltar a receber mais visitantes no próximo fim de semana. É que vai acontecer uma competição de pesca, distribuição de peixes,  eleição da rainha, shows e programação para a gurizada na Praia de Itaipuaçu.
§§§
A prefeitura incluiu no calendário de comemorações do 203º aniversário de emancipação politico-administrativa do município, a 45ª edição da Festa da Pesca que vai movimentar a orla de Itaipuaçu com cerca de 300 competidores do Rio e de outros estados. Serão premiados o primeiro, segundo e terceiro colocados em cada categoria e também será eleita a rainha da festa.
§§§
Várias secretarias municipais estão envolvidas no evento que contará  com o apoio de clubes de pesca. Um dos pontos  acertados é que, como ocorreu no torneio Open Itaipuaçu Peixão (no fim de março), os peixes recolhidos serão doados a instituições de assistência da cidade, que ainda serão escolhidas. O Caminhão do Peixe estará disponível para armazenar o pescado e ajudar na distribuição.
§§§
Para se inscrever, a equipe  pagará uma taxa no valor de R$ 120 e cada membro deve apresentar sua carteira de registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). O evento se concentra no trecho da orla em frente à Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um). Na programação, outros eventos paralelos, como torneios esportivos e ações ecológicas. Estão previstos ainda shows e recreação para as crianças.
§§§
Agora, numa boa. A Secretaria Municipal de Obras bem que poderia, durante a semana, acabar com as inúmeras crateras em todas as vias – ruas e avenidas – de Itaipuaçu, distrito que tem uma população estimada em 50 mil pessoas, que recebe mais turistas em todo o município e que tem o IPTU mais caro. Ninguém aguenta mais consertar pneus e suspensão, isso sem falar nos inúmeros acidentes provocados pela buraqueira.
§§§
Maricá fica na Região Metropolitana do Rio, distante cerca de 60 quilômetros da Cidade Maravilhosa, completa 203 anos de emancipação no próximo dia 26 de maio.
§§
ggbcomunicação (ggbcomunicacao@gmail.com)