terça-feira, 18 de abril de 2017

MARICÁ REGISTRA PRIMEIRO CASO DE FEBRE AMARELA

A prefeitura de Maricá confirmou o primeiro caso de febre amarela no município e amanhã vai começar uma ação de vacinação preventiva contra a doença nos bairros rurais de Lagarto, Espraiado, Silvado, Jaconé, Ponta Negra, Bambui, Manoel Ribeiro, Marinelândia, Guaratiba, Bom Jardim, Condado e Marquês.

§§§
Um homem em estado grave, internado na UPA de Inoã,  foi transferido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio. Amostras de sangue do paciente foram colhidas e serão enviadas à Fiocruz (que testa os casos de febre amarelas) e ao Lacem (laboratório estadual) para análises.

§§§
Segundo funcionários da UPA, o homem mora no bairro Bananal, distrito de Ponta Negra, e não se sabe se ele esteve em alguma área de risco ou contaminação. A hipótese de estar com dengue não  foi afastada e os resultados dos exames serão conhecidos na quinta-feira. A febre  amarela e a dengue têm praticamente os mesmos sintomas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos num período de três dias.

§§§
Na sessão de ontem da Câmara Municipal, o vereador que apoia o prefeito Fabiano Horta (PT), Ismael Breve (DEM) criticou a Secretaria de Saúde por não ter colocado um posto de vacinação contra febre amarela em Ponta Negra. O parlamentar não entendeu porque o posto foi instalado no bairro vizinho de Cordeirinho, onde a população é bem menor do que a de Ponta Negra.


§§§
Outro governista, Helter Ferreira (PT)  - foto ascom/câmara - lembrou que em Ponta Negra existem três tipos de macacos e que a população não deve exterminá-los, porque não são transmissores da doença e sim vítimas também do vírus. Os casos de febre amarela registrados no Estado são transmitidos pelo vetor silvestre, ou seja, mosquitos que vivem em matas e áreas rurais.
§§§

Amanhã a partir das quatro da tarde, os 17 vereadores estarão reunidos em mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal. Com certeza a febre amarela será um dos temas a ser discutido.

§§§
ggbcomunicação (ggbcomunicacao@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário