segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A derrota nas urnas de Pezão, Picciani, Garotinho e Paulo Mello

Pezão perdeu em Piraí e retorna ao governo do estado amanhã
O resultado da eleição municipal mostra que o governador Luiz Fernando Pezão está com prestígio em baixa em Pirai, sua cidade natal onde foi prefeito por dois mandatos. Tutuca, candidato do PMDB de Pezão perdeu a eleição para Luiz Antonio (PDT) que vai para  seu segundo mandato. O prefeito reeleito teve como um dos aliados o PR, partido presidido no Estado pelo ex-governador Garotinho atualmente inimigo politico de Pezão, Jorge Picciani e Paulo Mello. Os grandes caciques da política do Rio de Janeiro amargaram derrotas nas urnas.

Derrotas nas urnas preocupam o presidente regional do PMDB
Aliás, o PMDB presidido pelo deputado estadual Jorge Picciani perdeu algumas prefeituras importantes no cenário fluminense, talvez pela má gestão do governador que está levando o Estado do Rio de Janeiro para o fundo do poço ou por falta de nomes competitivos.

Além da derrota vergonhosa no Rio, com o afilhado político do prefeito Eduardo Paes,  deputado federal Pedro Paulo, o PMDB perdeu em Nova Iguaçu. O prefeito Nelson Bornier foi derrotado pelo candidato de Garotinho, Rogério Lisboa (PR).

A maior derrota do PMDB nessa eleição foi em Itaborai. Helil Cardozo tentou a reeleição embora soubesse que sua rejeição chegava a 80%. Insistiu, ficou em quinto e último lugar, com apenas 5% dos votos. O vencedor foi o deputado estadual dr. Sadinoel (PMB) que obteve pouco mais de 56 mil votos, 10 vezes mais do que conseguiu Helil.

Prefeito eleito de Campos se vingou de Garotinho no seu reduto eleitoral
Em Campos, o deputado estadual Geraldo Pudim, ex-aliado de Garotinho, deixou o PR para se candidatar pelo PMDB com apoio de Pezão e Picciani. Ficou em penúltimo lugar. O novo prefeito é o vereador de apenas um mandato Rafael Diniz (PPS), que com seus 33 anos de idade vingou o avô José Carlos Barbosa, que foi prefeito por três vezes e  perdeu o poder justamente para Garotinho, agora com seu maior reduto eleitoral enfraquecido. Profissional de comunicação, Garotinho assistiu Rafael ganhar a eleição com apenas 38 segundos de tempo no rádio e tv. A ex-governadora Rosinha Garotinho termina  seu segundo mandato como prefeita de Campos em 31 de dezembro próximo.

Paulo Mello perdeu o comando político de Saquarema



Em Saquarema, município que durante anos foi comandado pela mulher do  deputado estadual Paulo Mello, ex-presidente da Alerj,  perdeu nas urnas com o candidato Pitico. 

A vencedora foi  Manoela Peres (PTN) que contou com apoio  do PR de Garotinho. Saquarema também era o maior reduto eleitoral de Mello, ex-secretário de governo e de assistência social de Pezão.

MacDowell avisa que não será vice-decorativo de Crivella e descarta Osório no transporte do Rio

O prefeito eleito do Rio, Marcelo Crivella (PRB) ainda nem tomou posse e já tem um problemão para resolver na montagem da sua equipe. Empolgado com a vitória, Crivella convidou Indio da Costa (PSD) e Carlos Roberto Osório (PSDB) para integrarem a sua equipe de governo.

Até aí tudo bem, mas surgiu um probleminha: o tucano Osório pediu o comando da Secretaria de Transportes e o vice-prefeito eleito  Fernando MacDowell pulou mais que milho de pipoca na panela e foi logo avisando que não vai ser vice-decorativo. Para quem não sabe, MacDowell foi indicado pelo PR da deputada federal Clarissa Garotinho, é especialista em transportes e tem como objetivo comandar a pasta como deixou bem claro durante toda a campanha eleitoral.

MacDowell nunca esteve ligado a nenhum partido e só se filiou ao PR para compor a chapa caso Clarissa Garotinho se candidatasse a Prefeitura do Rio. Ele dirigiu o Metrô e é doutor em engenharia de transportes. Na administração de Crivella, tem como meta recalcular a tarifa e revisar os contratos com as empresas de ônibus.

Filiado no PMDB, Osório foi secretário de transportes na administração do prefeito Eduardo Paes e do governador Pezão. Como teimou em se candidatar a prefeito do Rio, deixou o PMDB e se filiou ao PSDB.


Já Indio da Costa que também perdeu no 1º turno, para apoiar Crivella no segundo, fez ele assinar um documento garantindo que o ex-governador Anthony Garotinho não iria participar do governo. Só que MacDowell foi indicado pelo PR presidido no Estado por Garotinho, e a deputada federal Clarissa pode assumir a Secretaria de Assistência Social ou a de Esportes na administração do sucessor do prefeito Eduardo Paes.

domingo, 30 de outubro de 2016

Prefeito quer Batalhão da PM exclusivo para Niterói sem divisão com Maricá que vive onda de violência

                 Rodrigo Neves votou com a família foto divulgação Raiana Collier
O 12º Batalhão da Polícia Militar com sede em Niterói atende também o município vizinho de Maricá que está vivendo uma onda de violência sem precedentes. Hoje, após votar na Faculdade da UFF, em Santa Rosa, o prefeito que tenta a reeleição, Rodrigo Neves (PV) disse que se continuar no governo vai viabilizar recursos para que o BPM passe a ser exclusivo de Niterói, conforme este blog antecipou na semana passada.
"Atualmente, o efetivo da unidade atende também a região de Maricá. Caso seja eleito, vou me reunir com o comandante geral da PM para disponibilizar imediatamente esses recursos. Embora seja uma atribuição do Estado, vamos continuar ajudando no que for preciso. Não vamos abrir mão disso", antecipou o prefeito.
Enquanto isso, a onda de violência tomou conta de Maricá, notadamente no distrito de Itaipuaçu, colado a Itaipu, em Niterói. A bandidagem sabendo que o policiamento é bastante reduzido,  teve a cara de pau de assaltar na semana passada, uma loja de roupas que fica em frente as sedes da Guarda Municipal e do DPO da PM, no Largo do Barroco.
A onda de violência é tamanha com arrastões, assaltos a luz do dia, roubos a residências, comércio, carros, celulares etc,  que ocupa a maior parte do noticiário do site leisecamarica.com.br, o mais acessado da cidade que integra a região metropolitana do Rio de Janeiro.

O prefeito de Maricá Washington Quaquá, também presidente regional do PT,  ofereceu no ano passado, ao governo do Estado um terreno para a construção do Batalhão da PM, além de colaborar com a obra. Até hoje, o governador Luiz Fernando Pezão que não morre de amores por Quaquá, não se manifestou. Como dizia o personagem de Chico Anysio, o deputado Justo Veríssimo, “o povo que se exploda”. 

Escola Municipal Politécnica de Araruama abre inscrições para preencher centenas de vagas em 13 cursos


A garotada que está pensando no futuro tem uma boa oportunidade para se qualificar e disputar uma vaga no mercado de trabalho que anda muito competitivo. Quem é mais cascudo também pode buscar qualificação para melhorar o seu padrão de vida e da família. É que a  partir desta terça-feira,  dia 1ª de novembro, serão abertas as inscrições  para o preenchimento de vagas nos cursos oferecidos pela Escola Municipal Politécnica Antônio Luiz Pedrosa para o ano de 2017 em Araruama, Região dos Lagos do Rio. Além de 5% das vagas serem reservadas para pessoas com deficiência, a instituição oferece 13 cursos diferentes.

Na modalidade Subsequente (pós médio) são oferecidas 720 vagas distribuídas entre os cursos de Contabilidade, Edificações, Eletrotécnica, Enfermagem, Informática, Meio Ambiente, Petróleo e Gás, Saúde Bucal, Secretaria Escolar e Segurança do Trabalho. Na modalidade Concomitante, são 120 vagas distribuídas entre Informática, Meio Ambiente e Secretaria Escolar.

Para se inscrever nos cursos pós médio, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o último ano. Para os cursos concomitantes, é necessário estar cursando a segunda ou terceira série do Ensino Médio.  No ato de inscrição, é necessário apresentar na secretaria da escola os documentos originais e  uma cópia do RG ou CNH, CPF e comprovante de residência atualizado.

A prova será realizada no dia 08 de janeiro de 2017, às 9h, sendo constituída de redação e questões objetivas de português e  matemática.

Serviço:
Local das inscrições: Secretaria da Escola Politécnica, que fica no Centro Empresarial Delfim Carvalho – Av. Brasil nº 10 – 3º andar – Araruama/Centro.
Horário: Das 8h às 21h.

Data:  Do dia 1º a 30 de novembro; segunda à sexta-feira

Prefeito de Maricá volta ao batente, reduz salário e garante que a crise financeira não atingiu o município

                                                                                                 Foto Paulo Celestino

Após 17 dias afastado da prefeitura de Maricá com autorização da Câmara de Vereadores, Washington Quaquá, também presidente do PT do Estado do Rio de Janeiro, volta ao batente na próxima quarta-feira e anuncia que vai cortar 30% do seu salário. Na Europa, ele se reuniu durante dez dias com investidores para Maricá e o restante da licença está tirando para descansar, porque nos últimos 8 anos esteve no comando da prefeitura sem tirar férias.

Faltando apenas dois meses para passar a prefeitura ao deputado federal petista Fabiano Horta, Quaquá falou que essa redução no seu salário é um sacrifício que deve ser de todos os comissionados e eleitos, menos a população.

Arregaçando as mangas, Quaquá vai comandar a transição de governo e garante que apesar dos ajustes para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, todos os compromissos e projetos para Maricá estão mantidos e em alguns casos ampliados.

“Enquanto UPAS estão fechando por aí e sem previsão de pagamento dos 13º salário no governo do Estado e em alguns municípios, não há crise financeira em Maricá”, garantiu o prefeito que nas eleições de 2018, pode se candidatar a deputado federal ou até mesmo a governador.

Numa entrevista ao Jornal Gazeta de Maricá, no sítio da família no Espraiado, o prefeito Quaquá afirmou  a este blogueiro que a sua prioridade na área política será colaborar com o ex-presidente Lula, caso ele decida retornar ao Palácio do Planalto.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Na rota do rock com a Banda Faixa Etária que estará amanhã em Cabo Frio

Banda Faixa Etária apresenta o melhor do rock
A banda preferida dos motociclistas, a Faixa Etária continua na estrada fazendo tremendo sucesso e já tem shows agendados até para agosto do ano que vem. O grupo é formado por quatro jovens que tocam os melhores clássicos do rock em encontros de motociclistas, eventos corporativos e de cidades.
Amanhã a apresentação será no 1ª Aniversário do Rock (Teixeira e Souza) em Cabo Frio. Saquem só a agenda da garotada.

AGENDA FAIXA ETÁRIA


11 e 12/11 - Cabo Frio - Dream Land Pub (23h)
26/11 – Rio de Janeiro - Amigos da Prata (Campo Grande-RJ)
03/12 - 3º Rio das Ostras Moto Fest
10/12 - Papucaia (Cachoeiras de Macacu)

Show do Faixa Etária é sinônimo de casa cheia
Agenda para 2017
07/01 -- Iguaba Grande - Lobos Solitários
29/04 -- Paraíba do Sul – Raposas do Asfalto
06/05 – Rio de Janeiro (Vargem Pequena) – Fornalha MC
08/07 – Miraí (MG)
15/07 -- 22º Tubarões Bikerfest
05/08 – Cabo Frio – Diveneta
19/08 - Santos Dumont (MG) – reservado (*)
(*) A confirmar.
 Quem quiser agendar shows para o ano que vem pode entrar em contato com  bandafaixaetaria@gmail.com ou (21) 99983-2182 (zap).

Especialista critica quebra-molas em rodovia da Região dos Lagos

 “É a tecnologia caipira”. Foi assim que o economista especializado em planejamento de transportes Marcos Poggi classificou a decisão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de instalar quebra-molas e limitar a velocidade em 30 quilômetros por acesso aos municípios da Região dos Lagos, principalmente a Cabo Frio e a Arraial do Cabo. Os quebra-molas já estão provocando engarrafamentos e acidentes e a previsão é de que os problemas se agravem na alta temporada que começa em dezembro.

Os quebra-molas foram colocados na rodovia depois que moradores de um bairro de São Pedro da Aldeia fizeram um protesto, ateando fogo em pneus e bloqueando o tráfego na estrada, depois que uma família foi atropelada, com a morte de um menino. Pressionado por moradores, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PMDB) pediu a instalação de quebra-molas ao DER. Depois, comemorou a “obra” nas redes sociais.


-- Eu tenho horror a quebra-molas. Costumo classificar tal recurso como o pior tipo de redutor de velocidade que existe. Sabemos que o Estado do Rio está falido. Mas será que não existe dinheiro nem para se instalar um pardal (lombada eletrônica) no local se a incidência de acidentes justificarem o recurso? – indagou o especialista.

O DER informou que instalou o quebra-molas em caráter experimental porque não possui recursos para instalar uma passarela. Informou ainda que assim que existirem recursos os quebra-molas serão retirados e instalada uma lombada eletrônica no local.


Radamés e agentes de turismo da Região dos Lagos
Vice-presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau (CC&VB) do Estado do Rio, Radamés Muniz disse que o DER abriu um precedente que vai prejudicar o turismo:

-- Vamos conversar com o trade turístico da Região dos Lagos. Há pouco, através do Cidade Viva, discutimos os problemas da alta temporada e a transição de governo em Cabo Frio. Mas este problema ainda não existia. Não é certo se colocar quebra-molas em rodovias, principalmente naquelas que dão acesso a cidades cuja economia é baseada no turismo. O correto é a instalação de passarelas e mais sinalização – disse Muniz.

TSE garante Rosinha Garotinho na Prefeitura de Campos e Clarissa pode trocar a Câmara pela ALERJ

                          Rosinha Garotinho continua governando Campos foto O Diário
Uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite de ontem  suspendeu a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e mantém a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), no cargo. Segundo o advogado Jonas Lopes de Carvalho Neto, ela e o vice Doutor Chicão permanecem até o julgamento dos embargos de declaração no TRE. O presidente da Câmara Municipal, Edson Batista, em coletiva à imprensa, afirmou que Rosinha continuava prefeita.

A liminar foi concedida pelo ministro Og Fernandes. Ontem, no primeiro dos três dias do prazo legal, o advogado Jonas Lopes entrou com os embargos da prefeita, e que ainda o fará em favor de Chicão e do vereador Mauro Silva.

                                                            Advogado Jonas Lopes Neto foto O Diário
O advogado de Rosinha acredita que todos os embargos de declaração devem ser julgados rapidamente. “Depois do julgamento, caso seja mantida a decisão, ainda caberá recurso especial no TSE e temos convicção de que será reformada a decisão do TRE que cassa a prefeita e o vice”, comentou.


Na  segunda-feira, o TRE/RJ emitiu acórdão cassando o diploma da prefeita, em função da acusação de uso do site da Prefeitura de Campos, em 2012, para promoção pessoal. 


                     Clarissa Garotinho  foto O Diário

Ainda sobre a família Garotinho, a deputada federal Clarissa (PR) pode voltar à Assembleia Legislativa (ALERJ) nas eleições de 2018 e seu pai, o ex-governador Anthony, presidente regional do PR, disputar uma cadeira na Câmara Federal.


Este acerto seria para manter Clarissa mais próxima do filhão que está com quatro meses de idade e também com a possibilidade de assumir uma secretaria (Assistência Social ou Esporte) no município do Rio, caso Marcelo Crivella (PRB) vença as eleições de domingo. 



Quanto a Anthony Garotinho está certo que ele não participará de uma possível administração de Crivella.
 



Rodrigo Neves e Operação Lava-Jato sem censura


Por Gilson Monteiro - Rodrigo Neves está citado na Operação Lava-Jato e, como prefeito, tem contrato com empresa de empreiteiro preso pelo juiz Sérgio Moro. O fato foi reconhecido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), ao cassar na quarta-feira (26/10) uma liminar da 199ª Zona Eleitoral que proibia o adversário Felipe Peixoto de divulgar essa informação em sua campanha à prefeitura de Niterói.
O acórdão do TRE-RJ ressalta que a “censura prévia (é) inadmissível” e lembra que “liberdade de informação, opinião e de expressão (estão) asseguradas constitucionalmente”. A liminar obtida pelo prefeito ex-petista Rodrigo Neves, foi cassada pelo tribunal, tendo este reconhecido que os fatos contestados pelo candidato à reeleição foram “amplamente divulgados pela imprensa escrita e (pela) internet”. Os desembargadores não reconheceram “caracterização de qualquer ato ilícito eleitoral” que tivesse sido praticado pela campanha de Felipe Peixoto.
Com a cassação da liminar, um locutor passou a anunciar pelos carros de som de Felipe que “acabou a censura em Niterói. Rodrigo Neves está citado na Operação Lava Jato que investiga empresários e políticos corruptos. O TRE deu a vitória a Felipe Peixoto e a Coligação Cidade Limpa está legalmente autorizada a continuar alertando a população de Niterói. Rodrigo Neves está citado na Operação Lava Jato e tem contrato com empresa de empreiteiro preso na Lava Jato”.
Na terça-feira, guardas municipais a mando de um ex-secretário municipal de Rodrigo Neves apreenderam exemplares do jornal Expressão Oceânica, que estava sendo distribuído pelo jornalista Ernesto Guadalupe em Icaraí, alegando crime eleitoral.

O jornal reproduzia informações sobre a ligação do prefeito candidato à reeleição com o empresário Ricardo Pessoa, preso pela Operação Lava Jato.  Este é dono da Constram, uma das empresas que formam o consórcio que constrói a TransOceânica e o túnel Charitas-Cafubá. O contrato de R$ 310 milhões foi assinado por Rodrigo em outubro de 2014, com a presença do empresário preso dias depois, e da então ministra do Planejamento, Miriam Belchior (foto).

Jovens eleitos vereadores de Maricá buscam ajuda na ALERJ para aumentar a segurança na cidade

                                                                                                                                                                                          foto divulgação
 Mesmo sabendo que dificilmente obterão sucesso de imediato, porque o Estado está falido e o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) não querer ver a cara do prefeito de Maricá, Washington Quaquá, também presidente regional do PT, dois jovens recém-eleitos vereadores foram à ALERJ para reivindicar maior segurança para a cidade litorânea.

                Poubel, Martha Rocha e Ricardinho  foto divulgação
Ontem a tarde, Filippe Poubel (DEM) e Ricardinho Netuno (PEN) foram recebidos na Assembleia Legislativa juntamente com  um grupo de moradores de Itaipuaçu, maior distrito de Maricá, pela presidente da Comissão de Segurança deputada e delegada de polícia Martha Rocha (PDT) e pelo deputado Zaqueu Teixeira (PDT), também integrante da Comissão da ALERJ.

Martha Rocha parabenizou Filippe e Ricardinho pela iniciativa de buscar maior segurança para Maricá mesmo ainda não diplomados   vereadores. A deputada prometeu realizar uma audiência pública em fevereiro do ano que vem para tratar do assunto. O dia ainda não foi agendado.

                            Poubel, Zaqueu e Ricardinho  foto divulgação
Particularmente achei legal a iniciativa dos novos vereadores, mas não acredito em soluções de imediato. Depois que Quaquá, em entrevista gravada em vídeo ao companheiro Romário Barros, do leisecamarica.com.br, mandou o governador “tomar naquele lugar” fechou as portas do Palácio Guanabara. Pode ser que o prefeito eleito Fabiano Horta (PT) consiga retomar o diálogo e, quem sabe, conseguir que pelo menos a Polícia Militar aumente o efetivo em Maricá. Enquanto isso a população vai sofrendo as consequências.

Filippe Poubel e Ricardinho Netuno serão diplomados no dia 16 de dezembro às 15 horas no salão do Fórum de Maricá. A partir do ano que vem o município terá 17 e não mais 11 vereadores, sendo que  seis farão oposição a Fabiano Horta. Hoje, nove parlamentares formam a base de apoio ao prefeito Washington Quaquá, que pode lançar seu nome para a sucessão de Pezão ou disputar uma cadeira na Câmara Federal.




quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Justiça decide acabar com a farra dos incentivos fiscais de Cabral, Pezão e Dornelles no Rio de Janeiro

A cada dia que passa o Estado do Rio caminha para o fundo do poço. Deve a todo mundo, não tem perspectivas de melhoras graças à incompetência do governo que nada faz para reverter a situação. Os deputados estaduais não estão nem aí para a situação. Afinal de contas estão com seus salários em dia, continuam com as verbas de gabinete, carros, auxílio moradia, auxílio combustível e outras mordomias mais.

O governador em exercício Francisco Dornelles (PP), que no meu entender está com prazo de validade vencido, com o aval do governador licenciado Luiz Fernando Pezão (PMDB), recentemente concedeu mais incentivos a 14 empresas, entre elas duas joalherias,  isso mesmo, joalherias como se o Estado estivesse nadando em dinheiro. Diante de total descaso, o juiz Marcelo Martins Evaristo da Silva, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Rio, decidiu acabar com essa farra e proibiu o governo do Rio de Janeiro de conceder, ampliar ou renovar benefícios fiscais ou financeiros.

Não satisfeito, o juiz determinou também que num prazo de 60 dias sejam fornecidas todas as informações sobre os incentivos fiscais que foram concedidos desde o governo Cabral.

Segundo um promotor de justiça, o Estado está falido devido a má gestão dos governos Cabral, Pezão e Dornelles que beneficiaram algumas empresas com bilhões de reais que poderiam pagar os fornecedores e os salários em dia dos servidores estaduais.


A tal contenção de despesas anunciadas por Dornelles não aconteceu até agora. O discurso é sempre o mesmo: “vamos reduzir de 20 para 8 ou 10 secretarias, vamos exonerar comissionados e quem sabe, demitir também concursados”. Dornelles, via Pezão, só não fala em exonerar servidores que ganham altos salários oriundos de outros órgãos governamentais como da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Petrobrás, todos indicações políticas. Quem tem, tem medo não é mesmo?

Justiça tira de circulação os ônibus de graça em Maricá e prefeitura vai recorrer

                                                                                  foto maricainfo.com.br              
Conforme o blog noticiou na semana passada, a Prefeitura de Maricá aguardava apenas a notificação da justiça para tirar de circulação mais uma vez,  os ônibus vermelhinhos tarifa zero que operam 10 linhas em toda a cidade. A Procuradoria Geral do município recebeu  o documento e desde ontem, Maricá está sem os ônibus da Empresa Pública de Transportes (EPT) que administra os coletivos que não cobram passagens. O descumprimento da decisão judicial acarreta uma multa diária no valor de R$ 100 mil.
O prefeito Washington Quaquá que está de licença até o dia 30, através da rede social vem chamando a população para uma manifestação contra a decisão da justiça. Será no próximo dia 03 de novembro, a partir das 17 horas na Praça Orlando Barros Pimentel, no Centro. Moradores do Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu reivindicaram nessa quarta-feira, o retorno dos vermelhinhos  tarifa zero.
A prefeitura vai recorrer da decisão do colegiado de desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que deferiu a ação impetrada pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (FETRANSPOR).

A decisão dentre outras, revia a decisão monocrática tomada há alguns meses que sentenciou a prefeitura na não conformidade ao respeito do contrato de concessão celebrado pela mesma com as empresas Viação Nossa Senhora do Amparo e Costa Leste Transportadora Turística, cuja vigência termina em outubro de 2020. Segundo o agravo de instrumento, tal atitude da prefeitura ofende o equilíbrio financeiro dos contratos de concessão existentes.
                                                          foto leisecamarica.com.br - Romário Barros
De acordo com a sentença do colegiado de desembargadores que julgou o caso, a atividade da Empresa Pública de Transportes (EPT)  feriu a lei de concessão municipal de Maricá de junho de 2005. Com esta decisão,  a prefeitura deixará de arcar com a despesa mensal de R$ 1,4 milhão oriunda dos cofres públicos para manter os 18 ônibus que restam da frota de 23.
Com a paralisação dos vermelhinhos, os ônibus das empresas N.S. Amparo e Costa Leste estão circulando superlotados nos horários de rush. Moradores do condomínio Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu, onde moram cerca de 1.400 famílias, em torno de 6 mil pessoas, participaram de uma   manifestação pedindo o retorno dos ônibus com passagens de graça.
.Maricá faz parte da região metropolitana do Rio, no leste fluminense, distante cerca de 60 km da capital.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Eduardo Paes diz que elegeu o prefeito de Maricá, cidade considerada por ele como uma merda

Eduardo Paes reunido com sua equipe para tratar da transição foto facebook

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB) tem uma atração inexplicável por Maricá, cidade considerada por ele uma merda. Sempre que pode cita o município do litoral fluminense, governado nos últimos 7 anos e 10 meses pelo presidente regional do PT, Washington Quaquá que conseguiu fazer o seu sucessor, o também petista deputado federal Fabiano Horta.
Na quinta-feira passada, Eduardo Paes reuniu toda a sua equipe para preparar a transição para o próximo prefeito que será um Marcello: Crivella (PRB) ou Freixo (PSOL) e surpreendeu a todos afirmando que  tinha vencido as eleições de 2 de outubro. Espantados, já que o seu apadrinhado Pedro Paulo (PMDB) foi derrotado vergonhosamente, Paes com um sorriso maroto, referia-se a Fabiano Horta que deixou sua Secretaria de Desenvolvimento Solidário para disputar as eleições municipais em Maricá, sua terra natal.


Prefeito eleito de Maricá Fabiano Horta  foto divulgação
Eduardo Paes não disse que a secretaria era inexpressiva e que Horta foi prá lá para atender um pedido ou determinação do ex-presidente Lula, para que o suplente Wadih Damous freasse os planos da oposição de tirar a presidente Dilma (PT) do poder. Ex-presidente da OAB-RJ, Damous que não obteve sucesso nas pretensões de Lula, retorna à Câmara Federal em 1º de janeiro de 2017, já que Horta se elegeu prefeito de Maricá com apoio do prefeito Washington Quaquá, que tem sua prestígio no município.

Ex-presidente Lula com a neta Bia e a filha Lurian, moradoras de Maricá
Refrescando a memória, Eduardo Paes é aquele que numa conversa telefônica com o ex-presidente Lula, grampeada legalmente pela Operação Lava-Jato, disse que Maricá era uma cidade de merda. Depois, em outra oportunidade, o prefeito carioca falou que se for governador do Estado do Rio, vai montar um gabinete em Maricá para despachar pelo menos uma vez por semana.
Eduardo Paes confessou no programa do Jô Soares que nunca esteve em Maricá, cidade distante da capital do Estado do Rio cerca de 60 km,  onde moram Lurian e Bia, respectivamente, filha e neta do ex-presidente.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Prefeito de Niterói quer BPM exclusivo para a cidade e Maricá já ofereceu ao Estado terreno e construção de um batalhão

Rodrigo Neves quer 12º BPM só para Niterói
A área de segurança está igual ou pior que a saúde do Estado, mas o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, do PV e apoiado pelo seu ex-PT, em seus discursos vazios para a reeleição, diz que pedirá ao governo do Estado que o 12º BPM seja exclusivo para a sua cidade. O Batalhão atende também ao vizinho município de Maricá,  região metropolitana do Rio.
O candidato melancia como é conhecido Neves, porque politicamente é verde por fora e vermelho por dentro, sabe que atualmente o governo do estado não tem como atender ninguém. Está falido! Rodrigo sabe  que o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, também presidente regional do PT,  ofereceu recentemente ao governador Pezão um terreno na cidade e condições para a construção de um Batalhão da PM. Quaquá  está aguardando a resposta até hoje. Nem a instalação de uma companhia independente da PM, considerada viável na época, pelo então secretário de estado de Segurança, José Mariano Beltrame aconteceu.

Como o Estado não paga conta de luz, não paga em dia seus servidores e fornecedores, está na hora do prefeito Rodrigo Neves virar o disco e pensar em utilizar melhor a Guarda Municipal, para ajudar as polícias civil e militar na  segurança da população.
Quaquá também quer um BPM exclusivo para Maricá

A  exemplo de Niterói, Maricá que era paraíso está virando um inferno. Basta ver o volume de violência que vem atingindo a cidade nos últimos meses. São acidentes de trânsito principalmente com motociclistas, assaltos à luz do dia, roubos a residências e comércio, furtos de automóveis, homicídios etc etc.
Os pouquíssimos PMs deslocados para o policiamento de Maricá não dão conta do recado, ainda mais quando as viaturas enguiçam ou ficam sem combustível como aconteceu neste fim de semana. Maricá embora com população menor, tem área territorial bem maior que  Niterói, o que dificulta ainda mais as rondas preventivas.
A Guarda Municipal de Maricá também deve ajudar na segurança da cidade. Ninguém sabe onde os agentes ficam, porque raramente são vistos fazendo ronda pelo município. A Prefeitura inaugurou o Gabinete de Gestão de Segurança e está concluindo a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, que se prepara para receber uma multidão de turistas no verão que se aproxima.

TRE-RJ mudou de lugar algumas seções de Niterói para o segundo turno das eleições


   Quem for votar no 2º turno em Niterói deve prestar a atenção que algumas seções que mudaram de lugar, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).

Os eleitores das seções 48, 49, 50, 189 e 268, que votaram no primeiro turno no Clube de Regatas Icaraí, na Praia de Icaraí, 63, devem ficar atentos. Neste segundo turno, as seções foram transferidas para o Ginásio do Colégio São Vicente de Paulo, na Rua Miguel de Frias, 123, também em Icaraí.
Também houve mudança para os eleitores que votaram em 2 de outubro no Ciep 449, na Avenida Carlos Ermelindo Marins, s/n, em Jurujuba. No próximo dia 30, eles devem se dirigir ao Clube Naval, localizado no nº 68 da mesma rua, para onde foram transferidas as seções eleitorais 107, 108, 109, 115, 116, 117, 118, 156 e 161.

A Justiça Eleitoral recomenda que, antes de votar, todo eleitor confirme o endereço de seu local de votação em www.tre-rj.jus.br, pois podem ter ocorrido mudanças. Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto - o título não é obrigatório, mas ajuda a encontrar a seção eleitoral. A votação tem início às 8h e termina às 17h.

Em Niterói, Rodrigo Neves (PV) disputa a reeleição e tem como adversário Felipe Peixoto (PSB).

domingo, 23 de outubro de 2016

Associação denuncia ao Ministério Público irregularidades no concurso da Prefeitura de Rio Bonito

A Prefeitura Municipal de Rio Bonito, que fica na região metropolitana do Rio, divulgou ontem os classificados do concurso realizado recentemente e imediatamente causou reações de desconfiança. O blog publicou a coincidência  do filho, irmã e cunhado do prefeito de Itaboraí, cidade vizinha, terem passado entre os três primeiros colocados para Fiscal de Tributos e Assistente Administrativo. Só que funcionários do alto escalão da Prefeitura de Rio Bonito  participaram, irregularmente, do concurso e se classificaram. A Associação Fiscal dos Concursos Públicos do Estado do Rio de Janeiro divulgou uma nota repudiando a fraude em Rio Bonito, cidade que tem como prefeita Solange Almeida (PMDB) que está sendo investigada pela Operação Lava-Jato. O Ministério Público foi acionado.

Diz a nota:
A Associação Fiscal dos Concursos Públicos do Estado do Rio de Janeiro repudia com toda a veemência a fraude ocorrida no concurso público de Rio Bonito. Reiteramos que foi constatado conforme os vários outros emails enviados aos órgãos competentes, que  certamente predominaria vícios que iriam ferir o princípio da ampla concorrência, da isonomia e da impessoalidade. Com o documento publicado pela própria banca examinadora no dia 22-10-16, a Associação Fiscal estará na exando ao processo já aberto junto ao Ministério Público no que tange ao seguinte caso:

Existem da administração direta da Prefeitura de Rio Bonito classificados dentro das vagas do referido concurso, os mesmos que tiveram acesso com antecedência ao processo de o contrato com a banca consulpam cito: CARGO: FISCAL DE TRIBUTOS - 5 Vagas: 5ºLUGAR: MARCO AURELIO FERREIRA DA SILVA MIGUEZ (Secretário de Administração da Prefeitura de Rio Bonito). FISCAL DE POSTURAS - 2 VAGAS 2º LUGAR: WALDIR CARNEIRO DE SOUZA JUNIOR (Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Rio Bonito ).

Tal fato infringe as normas legais da lei 8666 de licitações e contratos, onde a mesma menciona em seus artigos que pessoas ligadas à execução do contrato de licitação não podem participar direta ou indiretamente de serviços frutos do objeto licitante a não ser para fiscalizar e gerenciar o contrato administrativamente, por ter acesso direto com membros da banca examinadora seja por qualquer meio. Por lógica se sabe também que os membros fecham ou sugerem o conteúdo programático, numero de questões, modalidades de perguntas, bibliografia etc. Os colocando assim, em vantagem sobre os demais concorrentes com grande tempo de antecedência em detrimento aos outros candidatos, que só tem acesso a tais informações depois da publicação do edital e de suas ratificações.

Cito a Ministra Carmem Lúcia e faço dela as palavras da associação. "Na história recente da nossa pátria, houve um momento em que a maioria de nós, brasileiros, acreditou no mote segundo o qual uma esperança tinha vencido o medo. Agora parece se constatar que o escárnio venceu o cinismo. O crime não vencerá a Justiça. Aviso aos navegantes dessas águas turvas de corrupção e das iniquidades: criminosos não passarão a navalha da desfaçatez e da confusão entre imunidade, impunidade e corrupção. Não passarão sobre os juízes e as juízas do Brasil. Não passarão sobre novas esperanças do povo brasileiro, porque a decepção não pode estancar a vontade de acertar no espaço público. Não passarão sobre a Constituição do Brasil”. ATT ASSOCIAÇÃO FISCAL DOS CONCURSOS PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Ontem publiquei aqui no blog que o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo (PMDB) deveria estar muito feliz porque seu filho Saulo passou em 2º lugar neste concurso de Rio Bonito para o cargo de Fiscal de Tributos; que o seu subsecretário de Saúde,  braço direito e cunhado Gilvan Anezio da Silva ficou em 3º; e que a irmã, Helenilza Cardozo se classificou em 3º lugar no cargo de Assistente Administrativo.

Helil Cardozo pode ser um péssimo gestor público, mas pelo menos tem uma família estudiosa que tenta garantir um emprego estável. A prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida (PMDB) também deve estar feliz da vida por ter auxiliares diretos competentes e que também pensam num futuro profissional melhor. Solange a  exemplo de Helil está levando seu município para o fundo do poço, além de ser investigada pela Operação Lava-Jato. Os dois prefeitos sabidamente eram parceiros políticos do ex-presidente da Câmara Federal, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB), que  está atrás das grades no presídio de Curitiba graças a Operação Lava-Jato.

Quanto ao concurso de Rio Bonito o Ministério Público do Estado já foi acionado pela Associação Fiscal.