quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Justiça manda tirar de circulação os ônibus tarifa zero e prefeito de Maricá organiza manifestação

Os ônibus da Prefeitura de Maricá que não cobram passagem podem parar de circular ainda hoje  foto Fernando Silva
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, deve ter pulado mais que milho de pipoca na panela, ao tomar conhecimento que a justiça decidiu mais uma vez tirar de circulação os ônibus vermelhinhos tarifa zero que rodam pela cidade. Licenciado até o próximo dia 30 e curtindo a Europa, Quaquá está organizando uma grande manifestação em repúdio a esta decisão, que deve ser entregue ainda hoje a Procuradoria Geral do município. A partir do recebimento da decisão judicial, a Prefeitura de Maricá terá alguns dias para cumprir o acórdão. O descumprimento da decisão acarretará multa diária no valor de R$ 100 mil.
.O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), em reunião de colegiado de desembargadores, no último dia 05,  deferiu a ação impetrada pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (FETRANSPOR)
A decisão dentre outras, revia a decisão monocrática tomada há alguns meses que sentenciou a prefeitura na não conformidade ao respeito do contrato de concessão celebrado pela mesma com as empresas Viação Nossa Senhora do Amparo e Costa Leste Transportadora Turística, cuja vigência termina em outubro de 2020. Segundo o agravo de instrumento, tal atitude da prefeitura ofende o equilíbrio financeiro dos contratos de concessão existentes.
De acordo com a sentença do colegiado de desembargadores que julgou o caso, a atividade da Empresa Pública de Transportes (EPT)  feriu a lei de concessão municipal de Maricá de junho de 2005. Com esta decisão,  a prefeitura deixará de arcar com a despesa mensal de R$ 1,4 milhão oriunda dos cofres públicos para manter os 18 ônibus que restam da frota de 23.
Através das redes sociais Quaquá afirma que as concessões municipais das empresas de ônibus N.S. Amparo e Costa Leste terminam em 2020 e que o prefeito eleito Fabiano Horta (PT) não vai renová-las. A partir daí, as passagens serão gratuitas nos ônibus vermelhinhos.
A manifestação contra a decisão da justiça será no próximo dia 03 de novembro na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade com início previsto para às 17 horas.

Maricá faz parte da região metropolitana do Rio, no litoral fluminense, distante cerca de 60 Km da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário