domingo, 23 de outubro de 2016

Associação denuncia ao Ministério Público irregularidades no concurso da Prefeitura de Rio Bonito

A Prefeitura Municipal de Rio Bonito, que fica na região metropolitana do Rio, divulgou ontem os classificados do concurso realizado recentemente e imediatamente causou reações de desconfiança. O blog publicou a coincidência  do filho, irmã e cunhado do prefeito de Itaboraí, cidade vizinha, terem passado entre os três primeiros colocados para Fiscal de Tributos e Assistente Administrativo. Só que funcionários do alto escalão da Prefeitura de Rio Bonito  participaram, irregularmente, do concurso e se classificaram. A Associação Fiscal dos Concursos Públicos do Estado do Rio de Janeiro divulgou uma nota repudiando a fraude em Rio Bonito, cidade que tem como prefeita Solange Almeida (PMDB) que está sendo investigada pela Operação Lava-Jato. O Ministério Público foi acionado.

Diz a nota:
A Associação Fiscal dos Concursos Públicos do Estado do Rio de Janeiro repudia com toda a veemência a fraude ocorrida no concurso público de Rio Bonito. Reiteramos que foi constatado conforme os vários outros emails enviados aos órgãos competentes, que  certamente predominaria vícios que iriam ferir o princípio da ampla concorrência, da isonomia e da impessoalidade. Com o documento publicado pela própria banca examinadora no dia 22-10-16, a Associação Fiscal estará na exando ao processo já aberto junto ao Ministério Público no que tange ao seguinte caso:

Existem da administração direta da Prefeitura de Rio Bonito classificados dentro das vagas do referido concurso, os mesmos que tiveram acesso com antecedência ao processo de o contrato com a banca consulpam cito: CARGO: FISCAL DE TRIBUTOS - 5 Vagas: 5ºLUGAR: MARCO AURELIO FERREIRA DA SILVA MIGUEZ (Secretário de Administração da Prefeitura de Rio Bonito). FISCAL DE POSTURAS - 2 VAGAS 2º LUGAR: WALDIR CARNEIRO DE SOUZA JUNIOR (Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Rio Bonito ).

Tal fato infringe as normas legais da lei 8666 de licitações e contratos, onde a mesma menciona em seus artigos que pessoas ligadas à execução do contrato de licitação não podem participar direta ou indiretamente de serviços frutos do objeto licitante a não ser para fiscalizar e gerenciar o contrato administrativamente, por ter acesso direto com membros da banca examinadora seja por qualquer meio. Por lógica se sabe também que os membros fecham ou sugerem o conteúdo programático, numero de questões, modalidades de perguntas, bibliografia etc. Os colocando assim, em vantagem sobre os demais concorrentes com grande tempo de antecedência em detrimento aos outros candidatos, que só tem acesso a tais informações depois da publicação do edital e de suas ratificações.

Cito a Ministra Carmem Lúcia e faço dela as palavras da associação. "Na história recente da nossa pátria, houve um momento em que a maioria de nós, brasileiros, acreditou no mote segundo o qual uma esperança tinha vencido o medo. Agora parece se constatar que o escárnio venceu o cinismo. O crime não vencerá a Justiça. Aviso aos navegantes dessas águas turvas de corrupção e das iniquidades: criminosos não passarão a navalha da desfaçatez e da confusão entre imunidade, impunidade e corrupção. Não passarão sobre os juízes e as juízas do Brasil. Não passarão sobre novas esperanças do povo brasileiro, porque a decepção não pode estancar a vontade de acertar no espaço público. Não passarão sobre a Constituição do Brasil”. ATT ASSOCIAÇÃO FISCAL DOS CONCURSOS PÚBLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Ontem publiquei aqui no blog que o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo (PMDB) deveria estar muito feliz porque seu filho Saulo passou em 2º lugar neste concurso de Rio Bonito para o cargo de Fiscal de Tributos; que o seu subsecretário de Saúde,  braço direito e cunhado Gilvan Anezio da Silva ficou em 3º; e que a irmã, Helenilza Cardozo se classificou em 3º lugar no cargo de Assistente Administrativo.

Helil Cardozo pode ser um péssimo gestor público, mas pelo menos tem uma família estudiosa que tenta garantir um emprego estável. A prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida (PMDB) também deve estar feliz da vida por ter auxiliares diretos competentes e que também pensam num futuro profissional melhor. Solange a  exemplo de Helil está levando seu município para o fundo do poço, além de ser investigada pela Operação Lava-Jato. Os dois prefeitos sabidamente eram parceiros políticos do ex-presidente da Câmara Federal, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB), que  está atrás das grades no presídio de Curitiba graças a Operação Lava-Jato.

Quanto ao concurso de Rio Bonito o Ministério Público do Estado já foi acionado pela Associação Fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário