quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Justiça tira de circulação os ônibus de graça em Maricá e prefeitura vai recorrer

                                                                                  foto maricainfo.com.br              
Conforme o blog noticiou na semana passada, a Prefeitura de Maricá aguardava apenas a notificação da justiça para tirar de circulação mais uma vez,  os ônibus vermelhinhos tarifa zero que operam 10 linhas em toda a cidade. A Procuradoria Geral do município recebeu  o documento e desde ontem, Maricá está sem os ônibus da Empresa Pública de Transportes (EPT) que administra os coletivos que não cobram passagens. O descumprimento da decisão judicial acarreta uma multa diária no valor de R$ 100 mil.
O prefeito Washington Quaquá que está de licença até o dia 30, através da rede social vem chamando a população para uma manifestação contra a decisão da justiça. Será no próximo dia 03 de novembro, a partir das 17 horas na Praça Orlando Barros Pimentel, no Centro. Moradores do Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu reivindicaram nessa quarta-feira, o retorno dos vermelhinhos  tarifa zero.
A prefeitura vai recorrer da decisão do colegiado de desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que deferiu a ação impetrada pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (FETRANSPOR).

A decisão dentre outras, revia a decisão monocrática tomada há alguns meses que sentenciou a prefeitura na não conformidade ao respeito do contrato de concessão celebrado pela mesma com as empresas Viação Nossa Senhora do Amparo e Costa Leste Transportadora Turística, cuja vigência termina em outubro de 2020. Segundo o agravo de instrumento, tal atitude da prefeitura ofende o equilíbrio financeiro dos contratos de concessão existentes.
                                                          foto leisecamarica.com.br - Romário Barros
De acordo com a sentença do colegiado de desembargadores que julgou o caso, a atividade da Empresa Pública de Transportes (EPT)  feriu a lei de concessão municipal de Maricá de junho de 2005. Com esta decisão,  a prefeitura deixará de arcar com a despesa mensal de R$ 1,4 milhão oriunda dos cofres públicos para manter os 18 ônibus que restam da frota de 23.
Com a paralisação dos vermelhinhos, os ônibus das empresas N.S. Amparo e Costa Leste estão circulando superlotados nos horários de rush. Moradores do condomínio Minha Casa, Minha Vida de Itaipuaçu, onde moram cerca de 1.400 famílias, em torno de 6 mil pessoas, participaram de uma   manifestação pedindo o retorno dos ônibus com passagens de graça.
.Maricá faz parte da região metropolitana do Rio, no leste fluminense, distante cerca de 60 km da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário